Literatura Técnica Noções sobre Ventilação industrial


A ventilação geral é um dos métodos disponíveis para controle de um ambiente ocupacional. Consiste em movimentar o ar num ambiente através de ventiladores; também chamada ventilação mecânica.
Um ventilador pode insuflar ar num ambiente, tomando ar externo, ou exaurir ar desse mesmo ambiente para o exterior. Quando um ventilador funciona no sentido de exaurir ar de um ambiente e comumente chamado de exaustor.
Num ambiente, a pressão atmosférica comum, a insuflação e a exaustão provocam uma pequena variação da pressão (considerada desprezível). Dessa forma, a insuflação é chamada de pressão positiva e a exaustão de pressão negativa.
    A ventilação geral pode ser fornecida pelos seguintes métodos:
  • - insuflação mecânica e exaustão natural;
  • - insuflação natural e exaustão mecânica;
  • - insuflação e exaustão mecânica.

VENTILAÇÃO GERAL PARA CONFORTO TÉRMICO 


No campo da ventilação industrial e da não industrial, a ventilação destinada ao conforto térmico é das mais importantes e possui tal extensão que constitui um capítulo especial.
Neste tópico serão abordados apenas conceitos básicos sobre o assunto e serão fornecidos alguns dados preliminares para uma iniciação e elaboração de projetos, não se entrando, no entanto, nos aspectos de condicionamento de ar.
Em outras palavras, serão fornecidos alguns dados de conforto ambiental, dados para cálculos de trocas (renovação), reposição e recirculação de ar em ambientes, isto é, necessidades de ventilação conforme ambientes ocupados pelo homem, bem como diminuição de fumos e odores por insuflamento de ar.
Temperaturas extremamente baixas não ocorrem com freqüência no Brasil, com exceção de alguns casos esporádicos, em algumas localidades no sul do país.
Dessa forma, não vamos nos referir, em parte alguma do texto, ao aquecimento de ar para promoção de conforto térmico, uma vez que a simples utilização da vestimenta adequada soluciona os problemas usualmente encontrados.

CALOR E CONFORTO TÉRMICO


Aspectos gerais: o homem é um ser tropical por excelência, possuindo uma capacidade bastante desenvolvida de: transpiração.
Um grande número de indivíduos está parte do tempo, exposto a temperatura, mais altas do que a temperaturas ambiente principalmente em seu ambiente ocupacional, onde uma série de fatores climáticos e não climáticos conduzem a um ganho ou uma menor dissipação de calor pelo organismo.
A esse tipo de estímulo o organismo responde fisiologicamente, refletindo a severidade da exposição ao calor, para cujo equacionamento completo e adequado é necessário medir quantitativamente a ação do calor, bem como a resposta do organismo, correlacionando-as; essa é uma tarefa difícil em função de vários parâmetros intervenientes, tais como temperatura do ar , umidade relativa, calor radiante, velocidade do ar , tipo de trabalho exercido, aclimatação, roupa utilizada e outros.
Dessa forma, torna-se necessária a fixação de critérios que permitem estabelecer os limites de exposição ao calor em diferentes tipos de trabalho e a redução da exposição para respostas excessivas do organismo.
Os critérios assim desenvolvidos devem levar em conta não só a resposta fisiológica, mas também a psicológica, a produtividade e a ocorrência das desordens devido ao calor.


VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA


A ventilação geral dilui Dora é o método de insuflar ar em um ambiente ocupacional, de exaurir ar desse ambiente, ou ambos, a fim de promover uma redução na concentração de poluentes nocivos.
Essa redução ocorre pelo fato de que, ao introduzirmos, ar limpo ou não poluído em um ambiente contendo certa massa de determinado poluente fará com que essa massa seja dispersa ou diluída em um volume maior de ar, reduzindo, portanto, a concentração desses poluentes.
A primeira observação a ser feita é a de que esse método de ventilação não impede a emissão dos poluentes para o ambiente de trabalho, mas simplesmente os dilui.

VENTILAÇÃO GERAL EXAUSTORA


A alternativa a este tipo de ventilação é a ventilação local exautora que capta os poluentes junto à fonte de emissão, antes que sejam emitidos ao ambiente ocupacional.
Este último método é sempre preferível à ventilação geral dilui Dora, especialmente quando o objetivo do sistema de ventilação é a proteção da saúde do trabalhador.
Realiza-se com um sistema de captação de ar junto à fonte poluidora, isto é, produtora de um poluente nocivo à saúde, de modo a remover o ar do local para a atmosfera, por um sistema exaustor, ou tratá-lo devidamente, a fim de ser-lhe dada destinação conveniente, isto é, sem riscos de poluição ambiental.
A insuflação mecânica, ventilando ar externo num ambiente, nem sempre é recomendável, uma vez que o ar externo pode estar contaminado de impurezas, ou ainda, com temperatura e umidade relativa inadequadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário